ALMACO e IPT desenvolvem tecnologias que viabilizam a reciclagem dos compósitos

Resíduos já estão sendo usados na fabricação de pisos automotivos e peças de estações de tratamento de água.

Reciclar compósitos, um tipo de plástico de alta performance, é uma atividade bastante complexa. Em qualquer lugar do mundo, o reaproveitamento do material sempre esbarrou em dificuldades técnicas e econômicas. Agora, porém, encontrou-se no Brasil uma saída – ou melhor, várias. Criado em 2010 pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Programa Nacional de Reciclagem chegou ao fim apontando soluções que viabilizam, de uma vez, a reutilização dos compósitos.

Orçado em R$ 2 milhões, o programa foi financiado por um consórcio de 23 empresas – Ashland, Astecma, CCP, Clariquímica, Comil, CPIC, Edra Equipamentos, Elekeiroz, Fiacbras, LORD, Luxtel, Marcopolo, Morquímica, MVC, Novapol, Owens Corning, Piatex, Plaquimet, Poliresinas, Redelease, Reichhold, Royal Polímeros e Tecnofibras – que têm o direito de explorar comercialmente as tecnologias desenvolvidas.

Os trabalhos do Programa Nacional de Reciclagem foram divididos em duas etapas. A primeira, concentrada no reaproveitamento dos resíduos no próprio processo produtivo, contemplou estudos de trituração e moagem, seguidos por pesquisas acerca da inertização dos catalisadores (são responsáveis pela cura dos compósitos). A segunda fase foi dedicada à análise dos novos usos para os rejeitos, a partir da seleção de materiais e avaliação das suas propriedades.

“No passado, a única alternativa era a moagem e a utilização do pó como carga, material de pouco valor, só que muito mais caro de ser obtido do que as cargas minerais, como talco e calcita. O grande diferencial do programa foi baixar o custo de obtenção do agregado e transformá-lo em reforço das peças, e não apenas num elemento de preenchimento”, explica Paulo Camatta, gerente executivo da Almaco.

Participantes do programa, caso da moldadora MVC, já estão utilizando os rejeitos como substitutos dos compensados de madeira de pisos de ônibus e vans – as peças contêm de 85% a 100% de resíduos de compósitos. “Há outros integrantes usando o material reciclado para fabricar peças de estações de tratamento de água e esgoto, pisos de madeira plástica e painéis isolantes térmicos, além de diversas aplicações combinadas com concreto, mármore sintético e elastômeros. Em suma, a reciclagem dos compósitos já é uma realidade no Brasil”, ele comemora.

Daqui para frente, informa Camatta, a Almaco se dedicará ao Programa de Sustentabilidade, nome do conjunto de ações que visam à divulgação e implementação das alternativas desenvolvidas pelo trabalho concluído agora. Com isso, a ideia é reduzir em 10% até o final de 2014 o volume de compósitos descartados em aterros sanitários Classe 2. Segundo estimativas da associação, 20.000 toneladas de resíduos foram geradas no Brasil em 2012, o que correspondeu a uma despesa com descarte de, aproximadamente, R$ 130 milhões. Ano passado, o setor brasileiro de compósitos produziu 206.000 toneladas e faturou R$ 2,984 bilhões.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro – os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, bem como pela versatilidade. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d´água, tubos e pás eólicas a peças de barcos, ônibus e aviões. www.almaco.org.br 

Clique aqui para ver o artigo original publicado na Revista Fator Brasil

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